Av. Ipiranga 103, Sl. 91 - República, São Paulo - SP
Nós do Instituto Sete Terras enxergamos a floresta como o maior e mais rico laboratório vivo existente, já que ela é um sistema vivo, sustentável e biodiverso, capaz de se autorregular e de expandir a própria potência. Na floresta, a todo momento, são criadas mais fontes de água, mais espécies de flora e fauna, mais áreas de solo fértil e muitos outros recursos, que se renovam a cada ciclo.
A ciência que está por trás da excelência desse sistema ainda é pouco conhecida pelo ser humano. Por isso, um dos desafios que o Instituto se coloca é o de investigar os mistérios ocultos da floresta para o desenvolvimento de uma nova geração de tecnologias capazes de construir um futuro que seja, simultaneamente, natural, sustentável e tecnológico.
Acreditamos, portanto, que podemos desenvolver uma ciência que, ao mesmo tempo, regenera os sistemas naturais e leva o ser humano a um outro nível de desenvolvimento tecnológico, social e econômico, sendo motivados por uma perspectiva de valorização da vida acima de todas as coisas.
Para tanto nos prestamos a desenvolver projetos e atividades nos seguintes ramos:
Estudo e Ensino de Agricultura Sintrópica e Manejo: investigamos e compartilhamos práticas agrícolas sustentáveis, visando à regeneração e à criação de ecossistemas mais produtivos.
Manejo de Áreas Preservadas: desenvolvemos métodos de conservação e preservação de áreas naturais, contribuindo para a proteção da biodiversidade.
Construções Bioclimáticas e Ecovila: exploramos soluções de habitação sustentável, incluindo construções bioclimáticas e o desenvolvimento de ocupações humanas ambientalmente sustentáveis (ecovilas).
Tratamento de Resíduos Orgânicos e Efluentes: investimos em pesquisas para o tratamento eficiente de resíduos orgânicos e efluentes, promovendo a gestão sustentável de recursos.
Proteção e Conservação da Fauna: contribuímos para a preservação da fauna através de pesquisas e ações de conservação.
Desenvolvimento de Tecnologias de Energias Limpas: pesquisamos e desenvolvemos tecnologias para energias renováveis, contribuindo para a transição para um futuro mais sustentável.
Parcerias Acadêmicas: estabelecemos parcerias com universidades e escolas técnicas para colaboração em pesquisa e ensino.
Formação de Mão de Obra Qualificada: investimos na formação de mão de obra local qualificada e promovemos a integração internacional para troca de conhecimentos e experiências.